terça-feira, 18 de outubro de 2011
Nárnia e a Taiga no Canadá
A Taiga, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 8 meses e as chuvas são pouco frequentes.
Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e seca, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras.
Curiosidades.:
Abetos.: São árvores coníferas
Espruces.: é um género de coníferas, também chamadas de picea
Vidoeiros.: próxima dos caralhos, são arbustos ou árvores pequenas ou de tamanho médio, características de climas temperados do hemisfério norte.
Faias.: São árvores de folha caduca, nativas da zonas temperadas da Europa, América do Norte e Ásia.
Sorveiras.: é um arbusto com até 3 metros de altura, caules lisos, castanho-avermelhados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário